quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fome noturna




Por que será que quando vai chegando a noite, a fome começa a ser um incomodo? Durante o dia eu me controlo muito bem: faço minhas refeiçoes no horário certinho e não fico pensando em comida o tempo todo! Mas quando chega a noite, vem aquela fome monstruosa que chega a doer o estômago.Ainda bem que eu me controlei, tomei um copo de leite desnatado e deu uma melhorada! Acho que depois das festas de fim de ano, meu organismo estava se acostumando a comer nesse horário e fica pedindo calorias...Tomara que essa fase de readaptação passe logo! Esses dias de folga eu estou aproveitando pra estudar e por a vida em dia, mas to acordando muito tarde, tenho que espantar a preguiça e acordar bem cedinho pra caminhar e começar o dia com aquele pique!

Deem uma olhadinha nesta matéria do doutor Alexadre Merheb sobre fome noturna:

"Afinal, por que depois que o sol se põe parece que a vontade de comer triplica? O único jeito de emagrecer é cortando os carboidratos depois das 18h? Parar de jantar é a solução para afinar a silhueta?

Segundo o nutrólogo Alexandre Merheb, a compulsão noturna por alimentos tem explicação científica.
- A serotonina é um neurotransmissor vinculado à regulação da saciedade e da fome. No início da noite, os níveis de serotonina no organismo caem, levando à ânsia por comida. O problema é maior ainda em quem déficit de produção de serotonina, o que pode acontecer inclusive por erros na alimentação – explica ele.

Um desses erros é o consumo excessivo de carboidratos (doces, massas, açúcar). A digestão desses alimentos eleva os níveis de insulina no corpo, e nos processos químicos do organismo, insulina alta é sinônimo de serotonina baixa.

Boa alimentação de dia evita fome voraz à noite

Controlar a produção de insulina e manter os níveis de serotonina lá em cima são as primeiras providências para regular a fome noturna. E isso se faz através de uma alimentação equilibrada durante o dia, dividida em dois pequenos lanches e três refeições com carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja: cereais, arroz e massas integrais, ricos em fibras, que são digeridos lentamente, sem aumentar muito a insulina do corpo.
- O ideal é um café da manhã rico em fibras como cereais integrais, granola, quinua, proteínas como ovo, queijos e presunto magro, e frutas em pedaços. No almoço, salada verde, legumes, arroz integral, proteína magra como frango ou peixe, e fruta de sobremesa – ensina o nutrólogo.

E à noite, esqueça essas histórias de parar de jantar e fazer jejum para emagrecer. A refeição noturna é importantíssima para o organismo, porém é bom que seja feita no mínimo duas horas e meia antes de deitar, para evitar desconfortos e prejuízos ao sono. Mas…e os carboidratos? Estão liberados?
- Depende do momento em que forem feitas atividades físicas. Os carboidratos são um refil, servem para repor a energia gasta durante o exercício. Então, se você se exercitou à noite, pode e deve comer carboidrato depois. Mas dê preferência aos carboidratos do bem, como arroz, batata, milho e aipim – frisa Merheb.

Abusar uma vez ou outra não faz mal

Em meio a tantas “historinhas” que cercam as dietas, uma é bem verdadeira: à noite as refeições devem ser mais leves, pois o metabolismo é mais lento. No entanto, isso não é uma sentença para que você nunca mais jante em um rodízio de pizza ou algo do gênero.
- O corpo não sofre com uma extravagância esporádica. O problema é quando isso vira rotina. Abusar da comida uma vez ou outra não traz maiores conseqüências, o organismo tira de letra – absolve ele.

O especialista dá uma importante dica para quem quer cometer esse deslize e minimizar os efeitos no corpo.
- Existe uma fruta chamada iacon, parecida com a pêra, que quando consumida antes do carboidrato, bloqueia a amilase pancreática, que é a responsável pela digestão do carboidrato. Quando o alimento não é digerido, é eliminado pelo organismo. Nos Estados Unidos há medicamentos com esse poder, são os sugar blockings. Aqui no Brasil ainda não são comuns, e devem ser receitados pelo médico para ser manipulados, sob o nome de faseolamina. Não têm efeitos colaterais, porém só servem para carboidratos complexos como massas etc. O doce por exemplo é do tipo simples, e vai direto para o sangue quando consumido – explica ele. "

2 comentários:

  1. Oiii

    Sabe que eu percebi, que o dia que meu dia foi mto light, ou seja comi mto pouco, a noite tenho mais fome, então garanto um almoço mais reforçado pra não jacar a tarde!!!
    Não custa tentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. amei a matéria.. a fome noturna me acompanha acho que desde a infancia.. mas me fala pelo amor de Deus onde eu acho essa tal fruta..rs.. bjokas e uma ótima quarta

    ResponderExcluir